sexta-feira, 26 de novembro de 2010

CURIOSIDADE - O QUE SIGNIFICA O COMANDO DO POLICIAMENTO REGIONAL 1


Coronel Wellington Alves Pinto, Comandante do CPR I
Fotos: Arquivo TOXINA (via celular)
Recebi alguns emails de leitores do blog perguntando se eu poderia explicar o que é o Comando do Policiamento Regional 1, extensamente citado neste blog e em Jornais da cidade. Portanto, vou tentar esclarecer da seguinte forma:

No dia 7 de Abril de 2010, o Governador do Estado do Rio Grande do Norte, Sr. Iberê Ferreira de Souza, anunciou em solenidade realizada no Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP), um pacote de medidas para a reestruturação da área de Segurança Pública no Estado.

Entre as várias medidas criadas, uma das mais importantes foi a criação de três comandos regionais para atender o interior do Estado: Comando de Policiamento Regional I, na região Oeste, abrangendo 56 municípios e com sede em Mossoró; Comando de Policiamento Regional II, no Seridó, abrangendo 39 municípios e com sede em Caicó, e o Comando de Policiamento Regional III, no Trairi, abrangendo 62 municípios e com sede em Santa Cruz.

O objetivo dos comandos regionais é o de promover a interiorização da segurança, procurando dar uma resposta efetiva ao crescimento da violência no interior do Estado.

No dia 12 de abril, foi então publicado em Boletim Geral nº 065 da PMRN o Decreto nº 21.608, datado de 7 de Abril de 2010, que designava a criação dos três Comandos Regionais subordinados ao Comando de Policiamento do Interior e logo em seguida, o Boletim Geral nº 91, datado de 19 de maio, designava o Coronel Wellington Alves Pinto como o Comandante do CPR 1, com sede em Mossoró. Essa não é a primeira vez que o Coronel Alves trabalha na área do 2º BPM. Em 17 de fevereiro de 1986, como 2º tenente, trabalhou na então 3ª Companhia do 2º BPM e em 25 de fevereiro de 1991, assumiu o comando do ainda Pelotão Destacado de Areia Branca.

Desde então, o CPR 1 vem coordenando ações no interior do Estado no sentido de dinamizar e otimizar o emprego do policiamento ostensivo nos batalhões que estão sob seu comando, respectivamente, o 2º BPM em Mossoró, o 7º BPM em Pau dos Ferros e a 1ª. Companhia Independente de Polícia Militar, com sede em Macau.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO RIO GRANDE DO NORTE, COM 13 BLOGS E 1113LINKS. A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA INTERNET. CRIADO PELO STPM JOTA MARIA, NO DIA 28/12/2008

BRASÃO DA PMRN

BRASÃO DA PMRN
27/06/1834

Quem sou eu

Minha foto
O Blog JOTA JÚNIOR é o 10º do Portal Oeste News – A MAIOR FONTE DE INFORMAÇÕES ANTIGAS E ATUAIS DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, com 10 blogs e mais de 500 links – UMA VERDADEIRA ENCICLOPÉDIA DIGITAL NA REDE MUNDIAL DE COMPUTADORES, com as coisas potiguares. Esta página na INTERNET é exclusivamente com links referentes várias Câmaras Municipais Potiguares. Juntando-as de APODI, MOSSORÓ e PAU DOS FERROS, links do blog JM-DOCUMENTOS. Nossa intenção é no sentido é de criar links dissecando a história de Câmeras Municipais de nosso Estado.